16 janeiro 2008

Como começar a trabalhar com feltro?

???????

A internet é como uma avenida movimentada. Você passa por ela sempre, mas um dia você vê um lugarzinho interessante, tem vontade de parar por alguns minutos. Talvez um café, um lugar gostoso, aconchegante, que você entra e acaba encontrando um monte de pessoas parecidas com você.

Assim é o Tessituras. E mesmo com dois anos e meio de autoria (é gentem, estou ficando uma blogueira veterana), me surpreendo muitas vezes com este blog. Foi o caso da cartinha que recebi no Natal, de uma pessoa que não vou identificar. Uma mulher que acessa a internet poucas vezes, no trabalho, está passando por dificuldades financeiras e quer fazer uma renda extra com artesanato. E me perguntou: Cooooooooomo começar????? Taí, nunca escrevi sobre isso. Vou tentar.

Cooooooooomo começar?????

“Querida (...),

adorei receber sua cartinha tão carinhosa. Eu digo cartinha porque hoje em dia as pessoas tem muito pouco tempo para se dedicar a escrever tão delicadamente, como nas antigas cartinhas.

Acho perfeitamente possível você obter uma renda extra com seu trabalho em artesanato. E eu te recomendo começar a trabalhar com feltro, pois é um material que está "na moda", com boa aceitação para vendas, e é muito fácil de manusear. Não precisa nem usar máquina de costura no começo, você pode fazer peças belíssimas costurando à mão. Bom, espero poder te ajudar. Qualquer coisa me escreve de novo...“


OoOooooOOooBbaAaaaAa...

Como começar?

A primeira providência é ir a uma boa loja de tecidos e procurar por feltro. Você terá que investir um pouco em material no começo, mas ao ir vendendo suas peças certamente este dinheirinho irá retornar. Primeiro pergunte ao vendedor qual a metragem mínima que eles vendem: em algumas lojas é 50 cm, em outras de 70 cm a 1 metro. Compre então um pedacinho das mais variadas cores que você encontrar, para começar. Lembre-se que algumas cores são difíceis de encontrar aqui no Brasil, principalmente as mais suaves, por isso sempre é bom você manter o seu estoque atualizado. O preço do feltro varia muito, vai de R$ 5,00 a R$12,00 o metro. Outra coisa que você deve observar é a espessura do feltro: alguns fabricantes fazem um feltro tão fininho que fica difícil dar um acabamento legal; outros fazem um feltro tão grosso que para costurar... haja agulhas, todas entortam.

(Não se esqueça de ir juntando os cartões das lojas que você for encontrando. Vá montando um caderninho, pois em nossas andanças, podemos esquecer do endereço de alguma loja).

Depois vá a um armarinho e compre linhas e agulhas para bordado. Não precisa ser aquelas linhas de seda caríssimas para começar. Um novelinho de (...), por exemplo, custa cerca de R$ 2,00. Compre das cores dos pedaços de feltro que você comprou, assim não vai ter erro, sempre vai ter uma que vai combinar. Mas se você não tiver muita verba, compre apenas uns 4 novelos nas cores básicas: preto, branco e mais duas a sua escolha.

Aproveite e compre cola para tecido. Uma tesoura bem afiada. Quem sabe uma tesourinha para bordado, com formato de pássaro? A ponta é bem fininha, ótima para desfazer pontos que por vezes possam sair errados.

Se você tiver uma verbinha a mais, compre rendinhas, botões, galardões, miçanguinhas, enfim, tudo o que você gostar nesse maravilhoso mundo que é um armarinho para uma crafter. Mas não exagere: você está só começando. Compre uma coisinha de cada, assim você vai ter várias oportunidades para se expressar. Uma sugestão é eleger uma cor: por exemplo, branco. Compre tudo nesta cor, botões, fitinhas, rendinhas, etc, assim não tem erro e você terá uma continuidade em seu trabalho. Compras feitas...

...e agora, vamos criar?

Chegamos então ao mais precioso momento. O momento em que temos as ferramentas (material) nas mãos e liberamos nossas idéias para o maravilhoso ato da criação. É quando alguma coisa dentro de nós fala mais alto, e nos concentramos, algumas vezes nos irritamos, e tentamos de várias maneiras até que... olhamos e temos uma peça que nós mesmas criamos! E é uma delícia encher a boca e falar: Fui eu que fiz...

- Fui eu que fiz!!!


E os moldes?

Procure alguns moldes que você goste, aqui mesmo no Tessituras tem centenas, é só procurar. Comece sem medo, corte o molde, se ficar pequeno amplie em uma xerox. E nunca, mais nunca, fique presa só aos moldes. Eles são apenas uma ferramenta, vai chegar a um momento que VOCÊ vai criar seus moldes. Aí sim, você vai ser uma crafter profissional!!!

Bjs, bjs, bjs e... boa sorte!

PS. Por aqui no Tessituras você tambem encontra os pontos basicos para começar, é só procurar em BORDADOS aí no sidebar...




28 comentários:

  1. muito, muito bom este post Rosa. Tudo dito, bem explicado... espero que ajude muito essa senhora, as dicas são muito boas! :)

    ResponderExcluir
  2. Que a autora da "cartinha" tenha grande êxito nos trabalhos em feltro. Muito boas as explicações e seu carinho em dar as dicas.
    Muito bacana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo16/1/08

    Arrasou!!!
    Amei!!!
    Aprendi... e que bebes fofinhos!!!

    Bjs Andreia

    ResponderExcluir
  4. Rosa, vc não vai acreditar, mas ontem fui a um armarinho aqui em spaulo e comprei um pedaço de feltro vermelho, um pingo de linha de bordado num tom mais pastelzinho (meio rosado) e uma agulha pra minha amiga me ensinar a fazer ponto caseado. ´

    Seu lindo blog ja estava no meus favoritos há um mês mais ou menos e hoje esse post coube exatamente no meu sonho. Não é lindo?

    Sou engenheira, trabalho pra caramba, mas desde o fim do ano passado me baixou uma vontade de fazer coisinhas, cozinhar, cuidar de filho...

    Muitos beijos.

    Jane

    ResponderExcluir
  5. este blog é espectacular! muitos parabens e muita sorte para a amiga que se vai iniciar no feltro!

    beijinhos de portugal

    ResponderExcluir
  6. Adoro teu blog e a coisa mais fofa do mundo é te ver compartilhar teu conhecimento. Fico aos pulos quando chega em meu e-mail uma mensagem dizendo que o Tessituras está atualizado, paro tudo e venho fuxicar... hehehe. Beijos e que Deus te abençoe e continue iluminando teus passos para que possas continuar com belos atos como este, afinal, na caminhada da vida, cada um colabora com o que pode.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rosa!

    Mais uma vez vc mostra como é generosa em compartilhar sua experiência e seu conhecimento! Bacanérrimo seu post! Acho que será muito bem aproveitado e servirá de inspiração para muitos, como aconteceu comigo quando conheci o Tessituras!!!

    Dê uma passada lá no Linhas qq hora; andei colocando coisas novas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Majori20/1/08

    Rosa
    Parabéns pelo blog.
    As suas dicas não só vão ajudar a senhora como a muitas .
    Atenciosamente
    Majori

    ResponderExcluir
  9. Olá Rosa
    Passei para dar uma espreitadela em busca de novidades.
    Beijinhos

    PAULA

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!!
    Sou fã do teu blog, vivo me perdendo aqui por entre as postagens e links...
    Estou aprendendo a costurar, então tenho posto em prática várias das tuas dicas!!!
    Tenho mais facilidade com as plantas do que com as agulhas!!! Eu e minha mãe ficaríamos muito felizes se você visitasse o nosso blog, é: www.docevioleta.blogspot.com
    Mais uma vez, parabéns!!!
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  11. Carla31/1/08

    Rosa, esse post caiu do céu pra mim, que estou louca pra tentar fazer alguma coisa com feltro, mas não sabia por onde começar.
    Obrigada por compartilhar suas experiências de uma forma tão doce.
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  12. Oi Rosa!
    fiquei fã do teu blog e já fazes parte dos meus blogues favoritos!
    bjinhos e continua assim!!! :)
    bom carnaval!

    ResponderExcluir
  13. Olá..blog muito fixe!!
    e com montes de coisas..parabéns..também estou me iniciando nestas coisas..como divulga o meu blog?
    Visita-me e dá opinião.Obrigada.

    http://miminhos-da-lila.blogspot.com/

    Fica bem.beijokas

    ResponderExcluir
  14. Rosa, como vai?
    Você não me conhece, eu sei. rs

    Mas adorei o seu blog, me encorajou muito!

    Esse texto foi para o meu blog, devidamente creditado:

    http://doce-feltro.blogspot.com/

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  15. Olá Rosa....

    Excelente post com todas as dicas que alguém que quer começar, ou mesmo para as veteranas, precisa saber!!!
    E vc não faz idéia de como tem gente que pergunta sobre o assunto.
    Como não tenho tempo para escrever no meu, estou sempre indicando o seu para quem quer moldes, idéias e conhecer uma pessoa admirável, talentosa e generosa.
    E agora para ler esse post, imperdível!

    Parabéns pelo primeiro de muuuuitos milhões de acessos que ainda terá, resultado de todo o seu sucesso!

    Felicidades sempre!
    Um beijo
    Myrian

    ResponderExcluir
  16. Olá,Rosa!
    Dia deste minha filha pediu que lhe fizesse um chaveiro em feltro.
    Fiquei em apuros,pois apesar de gostar de um desafio nunca tinha usado este material.
    Agora,chegando aqui encontrei esta maravilhosa aula.Obrigada,sucesso sempre para você.
    Bjos,Nena

    ResponderExcluir
  17. Anônimo11/11/08

    Diz a lingua portuguesa que quando há um único integrante masculino em meio a centenas de mulheres, o pronome de tratamento passa para o masculino!
    A partir de hoje, tratarás seus leitores no masculino! Já está adicionada aos favoritos!
    Adoro estes trabalhos manuais e vou testar várias técnicas agora para o Natal!
    Obrigado pela dedicação e por compartilhar todo esse conhecimento!

    Mário

    ResponderExcluir
  18. Adorei o seu blog. Trafego na Blogolândia a cerca de 1 mês e estou adorando, mas é muita informação. Me interesso por artesanato com reciclagem. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. AMei seu blog...nossa que jeito doce vc tem para passar as informçaões...continue assim..
    bjoo..
    PS.vou virar assídua no seu blog

    ResponderExcluir
  20. Oi! Adorei seu jeito de escrever... parabéns pelos trabalhos e pela forma e disponibilidade de passar as informações... é muito difícil acha blogs onde as pessoas estão dispostas a ensinar... continue assim... obrigada, com carinho... Flávia

    ResponderExcluir
  21. Oi Rosa,

    li seu texto de como começar a trabalhar com feltro e foi engraçado, pois parecia que era para mim!!! Mais engraçado ainda fopi ler o final do texto, aonde vc diz para pegar os primeiros moldes aqui no seu blog (foi daqui mesmo que peguei meu primeiro molde a cerca de 1 ano atrás).....
    Mas também fiquei muito feliz e até (porque não????) emocionada quando vc diz que ao criarmos nossos próprios moldes seremos crafters profissionais...já criei alguns moldes e não me sentia profissional mesmo até hj....

    Obrigada!!!!!

    Queria te convidar para conhecer meu blog, já que vc foi a grande inspiradora deste trabalho para mim:

    http://vivifelt-art.blogspot.com/

    Bju

    Vivi

    ResponderExcluir
  22. Amiga, que coisa linda seu blog... nunca fiz nada disso na minha vida, mas tenho mãos boas para artesanato e, na verdade, estou à procura de um molde de chapéu de peter pan para dar de brinde (para os meninos)no aniversário da minha filhinha de 4 anos... dei de cara com seu lindo trabalho! Como posso fazer aquele chapéu da foto? Queria também fazer uma bolsinha da sininho (com coisinhas de cabelo dentro)... vc tem moldes? Me ajuda, por favor! E parabéns pelo seu trabalho! Beijos, Caroline.

    ResponderExcluir
  23. Oi Rosa...

    Sempre que posso, faço uma visita ao blog.
    No começo me impressionava a delicadeza do feito a mão que encontrava por aqui, a valorização de algo que pra mim havia sido esquecido e ficado só na memória. Coisas que minha avó fazia...e que eu achava o máximo! Bom encontrar tudo isso...mas o melhor foi perceber quantas pessoas tem a mesma afinidade, e ainda melhor, a atenção que você dá, a satisfação. Torço cada vez mais por você!

    Abraços

    Julia Mohovic

    ResponderExcluir
  24. Anônimo17/2/11

    Postagem emocionante neste sítio, postagens como aqui vemos dão motivação aos que reflectir aqui :/
    Entrega maior quantidade do teu sítio, a todos os teus seguidores.

    ResponderExcluir
  25. Querida, hoje para matar a saudade resolvi passear no seu blog...

    E se alguém disser que é uma passeio encantador, com certeza assinarei embaixo.

    Parabéns! Parabéns sempre! bjs

    ResponderExcluir
  26. Adorei o post, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  27. Adorei o post, ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  28. Adoooorei seu post. Estou querendo começar nesse mundo lindo das coisinhas em feltro, e seu post me deu uma bela de uma ajuda!!!

    Obrigada

    Beijos

    ResponderExcluir