28 abril 2006

Moldes dos bonecos de feltro



Puxa, finalmente consegui ter tempo! Aqui esta o link para o molde dos bonecos de feltro. O corpo dos bonecos é o mesmo, só mudam os acessórios: orelhas, barrigas, manchinhas, etc. Costurei com ponto alinhavo e o rostinho fiz com ponto atrás. E ainda disponibilizo o molde exclusivo para vocês...





Beijos grandes e me contem se vocês conseguiram fazer os bonequinhos. Semana que vem tem novidades!

18 abril 2006

Ponto cadeia


O ponto cadeia, também conhecido como corrente, é um ponto bem decorativo. Meio gordinho, é ideal para se fazer linhas mais grossas em seus desenhos de bordado. Uma boa maneira de treinar este ponto (e todos os outros) é acompanhar os desenhos de flores de um pedaço de chita! Fica lindo e te dá um bom controle em curvas!

Falando em corrente, dá só uma olhada no que a galera que bate-papo no Tessituras anda fazendo: a Andrea fez uns chaveiros fofíssimos, a Bel fez uns dedoches lindos, a Mone me mandou um link maravilhoso, a Gil tá se animando a bordar e fez uns kokoros super simpáticos. Eu achei uma galinha fofa de fazer, com um tutorial ótimo.

Aliás, para fazer esta galinha usamos cola de tecido, que muita gente gosta de usar em seus trabalhos. Eu uso com cuidado pois a parte colada fica um pouco dura, e a tendência em bonecos estufados é ela descolar. Se for usar, coloque só um pouquinho, e cuidado para não vazar pois pode manchar seu trabalho!

Preste atenção na hora de comprar a cola, pois tem umas que só colam depois de 72 horas! Cuidado também com as termoativas, que podem queimar o feltro quando você usar o ferro. E você sabia que cola de isopor também funciona em feltro??? Não é a ideal pois fica durinha.

Só falta escanear meus moldes para disponibilizar para vocês, esta semana mesmo coloco o link AQUI. E na próxima postagem vamos fazer uns apliques em feltro? E que tal, mais para frente, fazermos uns bordados com pedrarias?

Beijos pra vocês, continuem me enviando os links de seus trabalhos e não se esqueçam de conferir até o final da semana nesta postagem o link para fazer o download dos moldes dos bichinhos!

11 abril 2006

Ponto reto e ponto atrás


Uma vez fiz uma aula de bordado, e a professora me ensinou que um bordado bem feito a gente identifica pelo lado avesso: aí é que se vê se os pontos foram bem executados. No caso do ponto atrás, ele é muito útil para fazermos aquela costura cheinha, precisa. Com ele, sempre sabemos aonde vamos chegar, como podemos ver aí na foto do trabalho da Mangetsu.

ponto atras

Já o ponto reto, pode ser utilizado mais livremente, mas nunca deixe de seguir as instruções do ponto. Dá só uma olhada nestes corações da Soffia:


Ela empregou o ponto nos corações do centro do trabalho. Procure enfiar a agulha do jeito que é mostrado no desenho, pois se enfiarmos para cima-para baixo-para cima-para baixo o ponto não sai tão preciso.

ponto reto
Outra coisa é que se você vai fazer uma costura próxima ao final de seu trabalho, não precisa cortar a linha e dar outro nozinho, começando tudo de novo. Pelo avesso do trabalho, passe a linha pela costura anterior e vá até o ponto em que você quer recomeçar. Pronto.
Para quem já esta treinando fazendo os bonequinhos de dedo, agora só falta comprar o estofo para fazermos outros bonequinhos. Além dos flocos de espuma e da manta acrílica, eu gosto de trabalhar com o plumite, um material bem soft e agradável.

Fiz estes bonecos para meus filhotes, semana que vem vou colocar o molde para vocês fazerem download. Isto é, se vocês quiserem...

03 abril 2006

Ponto de alinhavo



No começo eu ficava olhando aqueles pedaços coloridos de feltro, aquelas linhas e agulhas e ficava pensando... Será que eu vou conseguir fazer alguma coisa bonitinha? E se eu errar? Vou despediçar material? Como vou fazer? Foi como se minhas dúvidas bloqueassem o meu processo criativo. Aí fui aos poucos tomando coragem. Peguei um livro ali, aprendi um ponto acolá. Aprendi a fazer um molde. Experimentando, errando e acertando, aprendi. E criei minhas primeiras peças.


O ponto de alinhavo ou alinhavinho (os nomes variam muito) é muito fácil, e tem um efeito lindo. Basta conferir este coraçãozinho da foto, que a Cláudia, outra fera do feltro aqui do Brasil, fez. Comece treinando o ponto em linha reta. E depois, já que a Páscoa vem chegando, que tal treinar fazendo este coelhinho?




E se você gostou muuuuuuuuuito de fazer este coelhinho, imprima o molde e faça este ursinho! Ou crie seus própios bichinhos, como a Soozs, de Melbourne, na Austrália. Use suas agulhas, suas linhas e sua imaginação. Depois que você dominar a técnica, suas mãos estarão a serviço da sua criatividade!

Beijos grandes e boa sorte, semana que vem tem mais pontos (não é maldade não, é que eu tou meio sem tempo. Se eu pudesse, eu viveria só de escrever o Tessituras...)