Flor de papel crepon

Se tem uma coisa que eu adooooooooro é trabalhar com papel crepon. Tenho sempre uns rolos coloridos bem guardados, no fundo de minha gaveta, e quando quero dar uma levantada no astral da casa, pego minha tesoura e o papel e desando a fazer invencionices com meus rolos.

Mês que vem vou fazer um Arraial aqui em casa, com direito a grupo de forró de pé de serra e tudo o mais. E já comecei a preparar meus adereços para decorar a festança. Desencavei a receita destas flores de papel que EU MESMA INVENTEI, há muitos anos atrás, e que fazem o MAAAAIOR sucesso aqui em casa e vou ensinar para vocês. Assim fica todo mundo com a casa florida, e ainda vai lembrar de mim quando elogiarem tamanha belezura...




Para fazer estas flores, antes de tudo, você tem que saber comprar o papel crepon. O melhor deles é o papel encerado, mais durinho, com cores mais vivas e mais fácil de trabalhar. Para comprar o papel, vá em uma boa casa de artigos para festas, assim você vai encontrar mais variedade. Não precisa comprar aquele rolão, que o papel é mais duro. Compre o rolo de tamanho comum.

Escolha as cores que você vai trabalhar: como há muita variedade, as vezes você se confunde. E como esta flor é grande, tenha em mente que com cada rolo de papel você vai fazer 4 flores. Prepare sua máquina costura e vamos lá...

1. Desenrole todo o rolo de papel crepon e corte-o em dois.

flor de papel crepon tutorial

2. Corte os dois pedaços ao meio, ficando assim com 4 tiras de papel.

flor de papel crepon tutorial

3. Dobre as tiras ao meio e passe a máquina de costura na base da flor. Atenção: regule a sua máquina para ela fazer o ponto franzido. Na minha, eu coloco o maior tamanho de ponto com a maior tensão da linha. Preste atenção para fazer a dobra pelo lado direito do papel, deixando o avesso por dentro. Assim fica mais fácil armar a flor.



Pronto: agora é só enrolar e colar a flor com cola quente numa haste de bambu. Pode ser de espeto para churrasco ou de armação de pipa, mais fino e mais longo.

- - -


Para quem não tem máquina de costura, não fica triste não. Qualquer um pode fazer estes festões de florzinha, outra receita que inventei. Basta observar a foto com atenção: com o rolo ainda dobrado, desenhe a florzinha que você quer cortar. Repare que você não pode cortar os lados, senão ela não vai ficar ligada as outras. Depois é só cortar e desdobrar cuidadosamente. Você não tem idéia como ficam lindos estes festões coloridos pendurados pelos cantos da casa...

***

Já está confirmado: vai se chamar Sofia minha nova sobrinha. E por causa disto, já marquei uma visitinha adivinha para quem? tia Sarah Maria. Poooooooortanto, muita atenção, aguardem que em breve publicarei novas receitas de casacos e sapatinhos de tricô e crochê. Vou ver até se a Fafá me dá uma força e faz um novo vídeo para o Tessituras Channel (Fala sééééério!!! Nunca vi canal do You Tube que só passa o mesmo filme)...

***

Está ansiosa pelas novas receitas de tricô e crochê?
Então enquanto eu não publico curta o novo blog que a nossa queridíssima e feríssima nas agulhas Solange publicou só com as receitas do Mon Tricot. Está de arrasar...

***

Conhece alguma receita de festa junina?
Então manda pra mim porque eu estou percisandooooooo...